Início

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Uma Calopsita ou um casal?


Calopsitas podem ser mantidas sozinhas, mas necessitarão de muita atenção e distração para evitar que fiquem entristecidas.
Pessoas que possuem maior disponibilidade de tempo para dedicar a essa ave, mantendo um relacionamento com base na confiança e respeito mútuos, poderão na maioria das vezes, manter até mesmo um casal como excelente companhia. Uma ave sozinha tende a ser mais carente e, com isso, mais dócil com seu dono.

Por outro lado, elas apreciam bastante a companhia de outra Calopsita. Nesse caso, por serem geniosas, tendem a se agrupar tornando-se mais independentes.
Entretanto, por serem bastante territorialistas, uma companhia de uma outra Calopsita deverá ser introduzida o mais cedo possível, pois quando adultas, necessitarão de um tempo de adaptação (não mais de um mês) sem contato físico (em gaiolas separadas) e depois de juntas, durante algum tempo será preciso bastante atenção para evitar possíveis brigas.
Algumas vezes, será indicada uma separação temporária para mais um período de adaptação em gaiolas diferentes, para então depois de alguns dias, poder repetir o processo de união.
Características Naturais:


As Calopsitas estão entre as aves mais populares e comuns do mundo devido principalmente à sua grande facilidade de reprodução em cativeiro.

De porte médio, esbeltas, com asas e cauda longas e pontiagudas, a característica mais representativa da subfamília Cacatuinae é, no entanto, seu peculiar topete muitas vezes levantado, concebendo a essas aves um charme particular.

Sua distribuição abrange todo território australiano, preferencialmente próximo a cursos d' água. São observadas em pequenos bandos junto ao solo ou sobre árvores à procura de alimento (sementes e grãos). Sob sinal de perigo, protegem-se nas árvores.

Originalmente, na natureza predominavam Calopsitas de cor cinza e de cabeça amarela. Com o surgimento de raros indivíduos lutinos (selvagens também), a espécie foi se reproduzindo em cativeiro, gerando um enorme número de mutações de cores comuns nos dias de hoje.